Via Auxiliar Celso Charuri, 3450 – CEP: 14098-580 – Jardim São José
(16) 3235-5974 (16) 99749-5423
Home » Serviços
PROJETO DE INCÊNDIO
Para mais informações: +55 (16) 3235-5974 atendimento@riberfire.com.br |
Atendimento Whatsapp: +55 (16) 99749-5423 |
Projeto Técnico de Prevenção e Combate a Incêndio
O Projeto Técnico de Prevenção e Combate a Incêndio, conhecido também como "PPCI", Projeto de Incêndio, Projeto do Corpo de Bombeiros, ou Projeto Contra Incêndio, trata-se do Projeto necessário para descrição das medidas de segurança contra incêndio, obrigatórias em determinadas edificações.
O PPCI, Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, pode ser elaborado somente por profissionais habilitados (Engenheiros Civis/ Segurança e Arquitetos) ambos registrados no órgão competende, fiscalizado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros, mediante vistorias e concessão de alvarás, sendo exigido por órgãos públicos para qualquer imóvel (exceto unifamiliares), a fim de proporcionar maior segurança às pessoas. É obrigatório para todas as edificações existentes, bem como àquelas que se encontram em situação de construção ou reforma.
O "Projeto de Incêndio", em novas construções, deve ser criado juntamente ao Projeto Arquitetônico, diante à necessidades construtivas, para atendimento às medidas de segurança contra incêndio. Logo, na elaboração do Projeto Arquitetônico, por exemplo, ao se mensurar as dimensões dos corredores, halls's de escada, o responsável pela elaboração do projeto, deve se preocupar com o Projeto de Incêndio, que por sua vez, indicará as dimensões mínimas corretas, para aprovação do Projeto. Outro exemplo, tratando-se de "edificações verticais", são os tipos de escadas corretos, de acordo com a altura da edificação, e, segmento local. As dimensões necessárias e o tipo de alocação da escada, bem como sua compartimentação, devem ser identificados no Projeto de Incêndio, no entanto, com a descrição no Projeto Arquitetônico, logo se identifica a necessidade da Elaboração do Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, paralela à elaboração do Projeto Arquitetônico.
Acrescentando, o projeto de incêndio deve evoluir juntamente ao projeto de arquitetura ,outrossim, levando em conta a combustibilidade e a resistência ao fogo das estruturas e materiais de acabamento, à vedação de aberturas entre pavimentos adjacentes, às barreiras de modo à evitar propagação de um compartimento à outro, e, do controle da carga de incêndio, bem como a localização dos demais sistemas contra incêndio.
Segundo Ferigolo (1977, p. 11) “para fazermos uma prevenção de incêndio adequada é necessário primeiro colocarmos o fogo sob todos os seus aspectos: sua constituição, suas causas, seus efeitos e, principalmente, como dominá-lo”.
A Riber Fire Comércio e Sistemas Contra Incêndio Ltda, possui uma equipe de engenheiros especializados em ppci (projetos de prevenção e combate a incêndio) , desenvolvendo desde o projeto de incêndio básico, à ppci com o envolvimento de sistema de hidrantes, sistema de sprinklers, extintores, iluminação de emergência, alarme de incêndio e sinalização de emergência.
Quaisquer tipos de ppci, são submetidos à aprovação do Corpo de Bombeiros, e só devem ser executados, posterior à aprovação.
Escopo PPCI (Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio)
Para apresentação do projeto de incêndio (ppci), ou projeto de prevenção e combate a incêndio, o projetista, deve embasar-se na respectiva Instrução Técnica Vigente, e apresentar fisicamente, uma "pasta", contendo todo o escopo necessário do ppci, de forma padrão, para avaliação da equipe técnica do Corpo de Bombeiros. Basicamente, contempla o escopo para apresentação do projeto de incêndio, os itens abaixo descritos:
- Elaboração de Projeto de Preveção e Combate a Incêndio;
- Pasta de Projeto Técnico, considerando Instruções Técnicas Vigentes;
- Anotação de Responsabilidade Técnica do respectivo ppci, de elaboração de Projeto de Incêndio;
- Memorial Básico de Construção, conforme Anexo P, do Corpo de Bombeiros;
- Memorial de Cálculo Hidráulico, quando aplicável;
- Memorial Descritivo de Prevenção e Combate a Incêndio;
- Memorial de Isolamentos de Risco, quando aplicável no ppci;
- Cartão de Identificação do ppci;
- Aprovação do Projeto de Incêndio, junto ao corpo de bombeiros.
Mais informações sobre o Projeto de Incêndio (ppci).
Por um momento, deixando de analisar a importância da segurança contra incêndio tratando-se do ponto de vista vital, da proteção de vidas humanas, pode-se concluir facilmente que a elaboração de um projeto de incêndio (ppci) seguro e, dentro das legislações, possui também, alta vantagem econômica, tanto para o setor público quanto para o setor privado, no comparativo, correção e prevenção.
No caso do setor privado, um incêndio gera o prejuízo decorrente da destruição total ou parcial da estrutura, lucros cessantes, perda de produtividade e estoque, demolição e limpeza total da área, além de gastos com indenizações, publicidade negativa, dentre outros.
Tratando-se do poder público, a economia é totalmente identificada, quando verificado os gastos com equipamentos, recursos de hospitais, perda de população economicamente ativa e também o pagamento de benefícios sociais, dentre outros.
Um bom projeto de incêndio deve contar com proteção passiva (contenção da propagação vertical e horizontal), ativa (equipamentos de combate), sistemas de alarme, pessoal treinado e principalmente saídas de emergência com iluminação de segurança adequada. É muito importante em um projeto de incêndio a limitação da carga de materiais combustíveis no interior da edificação.
Para mais informações: +55 (16) 3235-5974 atendimento@riberfire.com.br |
Atendimento Whatsapp: +55 (16) 99749-5423 |